Oscar do Café Capixaba

Foi o capricho e o cuidado com cada grão de café de José Carlos Velten, de 43 anos, que levou o nome dele para uma edição especial do Realcafé Reserva. O produtor rural de Alto Nova Almeida, em Marechal Floriano, foi o vencedor da última edição do Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade, e levou para casa R$ 30.000,00.

“Com o valor que ganhei, plantei mais 3000 pés de cafés, abri estradas no meio da roça e investi ainda mais na lavoura. O café é um alimento, e assim como qualquer outro, quanto mais capricho a gente tem, mais valor agregado tem na mesa de quem vai consumi-lo. Ter a qualidade do meu grão reconhecido como o melhor das Montanhas Capixabas é emocionante”, diz o produtor.

Velten é meeiro e, mesmo a propriedade não sendo sua, não faltou cuidados para preservar o meio ambiente e, simultaneamente, cultivar um café de qualidade. “Cerca de 40% da minha produção é dedicada ao café especial do tipo catuaí vermelho e amarelo. Não aplicamos defensivos, agrotóxicos, temos o cuidado com a erosão do solo e acompanhamos o processo de desenvolvimento do grão. É trabalhoso, mas é satisfatório”, informa José Carlos Velten.

O Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade acontece de dois em dois anos. Velten foi premiado em dezembro de 2017, de lá para cá muita coisa mudou em sua vida. “Consegui visibilidade não apenas no Brasil, mas fora do país também. Já vieram pessoas dos Estados Unidos, Japão e países da Europa conhecer o meu café. É gratificante”.

Redes Sociais
InstagramLinkedin
Endereços

Todos os direitos reservados . Realcafé . 2020